Barroco
"Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."
(Gregório de Matos Guerra)
(Gregório de Matos Guerra)
Em
nosso Barroco, o centro econômico, político e social é a Bahia.
Expande-se a exploração do açúcar, que passa a ser a base de
sustentação da colônia. Consolida-se o poder colonizador, que prospera
cada vez mais e que será preciso defender da infiltração européia (
holandeses, franceses ). O colono familiariza-se com o lucro fácil, com
a riqueza. Surgem as casas grandes e as senzalas, os primeiros escravos
são importados da África e têm início as uniões entre índios, brancos e
africanos, fazendo surgir uma nova sociedade.
Vive-se
na opulência e no luxo. O jogo é cultivado como diversão ociosa. Esta
vida em pecado faz com que os colonos temam a Deus e seu dinheiro
servirá também para a construção de capelas, igrejas, conventos e
irmandades.Assim, na Bahia e em Pernambuco do século XVII, o Barroco do
Açúcar, em que a literatura se destaca como principal atividade
artística. Já em Minas Gerais e no século XVIII, desenvolveu-se o
Barroco do Ouro, em que se realçam, quantitativa e qualitativamente, a
arquitetura, as artes plásticas e a música.
Representantes da Literatura
- Bento Teixeira Pinto
- Gregório de Matos Guerra
A Pintura e a Arquitetura Barroca no Brasil:
Uma
característica marcante da pintura barroca é o efeito de ilusão buscado
pelos artistas. Eles pintam cenas de elementos arquitetônicos (
colunas, escadas, balcões, degraus ) que dão uma incrível ilusão de
movimento e ampliação de espaço, chegando, em alguns casos, a dar a
impressão de que a pintura é realidade e a parede, de fato, não existe.
Um bom exemplo brasileiro desse ilusionismo é o teto pintado por Manuel
da Costa Ataíde na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Na
arquitetura barroca, o emprego freqüente da coluna sinuosa é uma forma
de romper com a rigidez das linhas retas da arquitetura renascentista,
inspirada na antigüidade grega e romana. Colunas, altares e púlpitos
eram recobertos com espirais, flores, monstros e anjos, num jogo de
cores e formas que, juntando pintura, escultura e arquitetura,
provocava um grande impacto visual.
Na metade
do século XVIII, o Barroco já tinha entrado em declínio na Europa. Mas
em algumas regiões do Brasil, especialmente em Minas Gerais, ele teve
um último desenvolvimento, estimulado pela riqueza gerada pela
descoberta de ouro e pedras preciosas. O artista mais original do
barroco brasileiro foi Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho ( 1730 -
1814 ). Arquiteto, entalhador e escultor, as obras do Aleijadinho
constituem, até hoje, um dos pontos mais altos da arte brasileira. Na
pintura, destaca-se Manuel da Costa Ataíde (1762 - 1837).
Obras Barrocas no Brasil :
Teto da Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto - MG) por Manuel da Costa Ataíde.
Igreja no estilo Barroco projetada por Aleijadinho, em Congonhas do Campo MG.
Detalhe de "Os Profetas" de Aleijadinho. Basílica do Bom Jesus de Matosinho (Congonhas do Campo - MG).
Vista
geral do grupo de profetas esculpido por Antônio Francisco Lisboa, o
Aleijadinho (1730-1814). Basílica do Bom Jesus de Matosinho (Congonhas
do Campo - MG).
Escultura de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).
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