Arcadismo
Herdei seus bens, herdei essas conquistas."
(Filinto Elísio -árcade portugês)
Em
Portugal. o Arcadismo terá início em 1756, data da fundação da Arcádia
Lusitana, e perdurará até 1825, data da publicação do poema Camões, de
Almeida Garrett;
No Brasil, irá de 1768, com a
publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, até 1836,
quando Gonçalves de Magalhães publicando Suspiros Poéticos e Saudades,
inicia o Romantismo.
O estilo Árcade reagirá
contra os excessos do Barroco preconizando a restauração dos ideais
clássicos, impregnando linguagem poética de simplicidade e
racionalismo, a exemplo dos modelos greco-latinos. Neste contexto, o
estilo também é conhecido pelo nome de Neoclassismo; quando reflete as
inquietações que preparavam a eclosão do Romantismo, não será incorreto
rotulá-lo Pré-Romântico.
Uma importante
transformação cultural ocorrerá em terras européias principalmente a
partir da segunda metade do século XVIII. As idéias religiosas,
retrógradas e medievais, reagirão os ideais Racionalistas e
lluministas, que valorizarão o saber a razão e a inteligência. Este
clima de renovação fortalecerá os ideais burgueses em detrimento dos
aristocráticos, e prepararão a sociedade para o climax libertário que
se espalharia em seguida (queda da Bastilha. Independência dos
E.E.U.U.). As cidades se desenvolvem e são detectados os primeiros
indícios de êxodo rural. Jean Jacques Rousseau, filósofo fancês, em sua
obra Emílio, dirá que o homem precisa crescer em contato com o campo,
já que apenas nele poderá permanecer puro e natural. É a teoria do bom
selvagem, que justificaria o "fugere urberm” preconizado nos poemas da
escola. Esta onda de transformações chegará a Portugal, onde reina
D.José, mas governa o Marquês de Pombal, que procurará modernizar a
sociedade portuguesa, expulsando os jesuítas do sistema educacional
português.
Esta atitude, em 1756 passou para a
história conhecida como Laicização Culturai, já que, em lugar dos
jesuítas, leigos passaram a tomar conta do ensino. Foi quando as obras
clássicas foram revalorizadas. Horácio, Teócrito, Virgílio entre outros
gregos, foram interpretados, traduzidos e divulgados.
Arcadismo
vem de Arcádia - uma lendária região grega,dominada pelo deus Pan,
habitada por pastores que cultivavam a música, a poesia e a natureza.
Características do estilo:
Simplicidade e equilíbrio
Os árcades propunham a restauração da simplicidade na linguagem
propondo o abandono de antíteses, metáforas ousadas, paradoxos e ordem
inversa, dando preferência pela ordem direta.
Bucolismo e pastorolismo
A
adesão ao conceito aristotélico de que a arte concebida oas pastores
são tomados como modelos e paisagens tipicamente campestres serão
evocadas. A fidelidade a este preceito fez com que os poetas adotassem
pseudônimos pastoris. Assim, Cláudio Manuel da Costa será Glauceste
(Alceste) Satúrnio: Tomás Antônio Gonzaga será Dirceu; Basilio da Gama,
Termindo Sepílio; o português Bocage, Elmano Sadino, etc.
Valorização do tempo presente
A
concepção epicurista "Carpe diem", tão presente principalmente em Tomás
Antônio Gonzaga, no Brasil, a exploração da paisagem nacional, distante
do padrão europeu, notadamente em Cláudio Manuel da Costa e Basilio da
Gama, impregnará o arcadismo de nativismo.
lncorporação da mitologia
Como conseqüência da retomada da tradição ciássica, a poesia árcade faz
freqüentes alusões aos deuses da mitologia e aos heróis da história
grega.Em Basilio da Gama, o elemento mitológico será substituído pelo
fetichismo indígena.
Principais Autores
- Cláudio Manuel da Costa
- Basilio da Gama
- Frei José de Santa Rita Durão
- Tomás Antônio Gonzaga
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